Ao longo do tempo, os profissionais autônomos têm sua participação no mercado reconhecida e valorizada. Antigmente se falava "faço bico", hoje é conhecido e popularmente falado como " Freelancers".Hoje o espaço é bem maior e cada vez mais crescente. Já é comum o fato de não se ter um emprego formal e ser freelancer não é mais tabú.
Temos inúmeros tipos de serviços "freelancers", um mais sofisticado que o outro e a concorrência já é bem mais forte do que antigamente. Isto tem trazido alguns problemas para clientes em geral. Ou seja, há muitos "picaretas" se dizendo profissionais, quando na realidade não são; além de não serem profissionais competentes ou com o minimo de conhecimento possivel para atender o cliente com total segurança e qualidade, distorcem o valor do serviço causando concorrência desleal.
Esses freelancers somente atuam temporariamente, isto é, enquanto não conseguem se estabilizarem em uma empresa. Porém existem os “freelancers” que se orgulham muito de serem seu próprio patrão, que se organizam da forma mais adequada para atender bem os clientes.. Eles sabem realmente como lidar com o fato de não terem a segurança de um salário fixo no final do mês, eles tem a plena consciência que eles são:
Empresa, Patrão e Funcionário, tudo em uma só pessoa: ele mesmo.
Agora ciente disto e sabendo que você é um profissional competente e que tem as caracteristicas certas para trabalhar como "freelancer", que tal começar agora mesmo?
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM REGRAS?
Sim, existem algumas práticas e regras que podem ser adotadas pelos profissionais que decidem ser freelancers e levar esse estilo de trabalho e de vida a sério e por tempo indeterminado:
(Veja os 3 artigos de HOME OFFICE neste blog para ajudar a se organizar de forma adequada).
1º http://topvendasbrasil.blogspot.com.br/2012/11/home-office-algumas-regras-importantes.html
2º http://topvendasbrasil.blogspot.com.br/2012/12/parte-2-home-office-algumas-regras.html
3º http://topvendasbrasil.blogspot.com.br/2012/12/parte-2-final-home-office-algumas.html
Vamos começar:
1. Ser profissional
Da mesma forma que existem freelancers de reputação confiável e que sabem trabalhar como profissionais capazes, outros não têm métodos de trabalho e nem demonstram ter compromisso com os clientes. Isso é fatal para quem quer se estabilizar no mercado. Procure ter um comportamento profissional, comprometido e sempre com a vontade de atender o cliente da melhor forma, ciente que o marketing boca a boca começa de um trabalho bem feito.
2. Cumpra os prazos
Esta e a maior reclamação dos clientes. Estabeleça um prazo certo e e faça de tudo para cumpri-lo. Caso haja algum imprevisto, tente colocar algum rpofissional de sua confiança que atua no mesmo ramo e divida as responsabilidade e claro o dinheiro também. Se não conseguir, explique os motivos ao cliente e negocie com ele a melhor forma de contornar a situação e não ser taxado como um amador.
3. Senso de prioridade
Este tipo de conduta, deve ser prioritário. Muitos freelancers pegam vários serviços sem ter a minima noção e bom senso. acarretando inumeros problemas. Saiba priorizar tempo, valor e qualidade. Não entregue o serviço de qualquer jeito, somente para pegar outro logo; isso prejudica a sua imagem no mercado de uma forma que pode ser irreparável;
4. Saiba usar o dinheiro
Um fator que compromete a vida profissional de um freelancer é quando ele não sabe lidar com o dinheiro recebido. Para evitar isso, guarde 30% dos rendimentos numa poupança, e mais 20% aplique em você mesmo com cursos de qualificação. Isto ajudará você a se profissionalizar e acompanhar tendencias, como também em tempos dificeis, terá dinheiro no bolso.
5. Imagem pessoal
Antes de ir ao local, certifique-se da vestimente adequada. Observe o cliente e veja como se portar de acordo com sua cultura organizacional, caso não seja possível saber, vista-se adequadamente com camisa e calça jeans, e um sapato adequado ao local. Tenha e use sempre as suas ferramentas, (mantenha-as organizadas e limpas).
6. Gestos e Linguagem
Muito cuidado com o mascar de (alguma coisa na boca), de falar português errado e inclusive palavrão. Dedo (sabe-se lá aonde) e etc. Lembre-se o cliente contratou um profissional, e não um (Ralé qualquer).
7. Jeitinho?
Nunca em hipotese alguma de um jeitinho, isto além de ser anti profissional, não resolve o problema e ainda vai te queimar na praça! faça corretamente o serviço e seja justo no preço! isto te trará além de beneficios, com certeza também muitos clientes.
BOA SORTE!
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